A formação profissional existente hoje na área de hospitalidade está toda voltada para o âmbito da hotelaria de turismo e lazer, negócios, área gastronômica e hospitalar. Existe a preocupação de cuidar de modo profissional as pessoas nas situações específicas de descanso, férias ou doença, mas não de profissionalizar o cuidado das pessoas e das famílias nas situações habituais e continuadas de suas vidas, isto é, o cuidado no seu dia a dia, no próprio lar.
Customizar a formação profissional de quem se dedica atendimento das famílias, ou de sua própria família;
Adequar e propiciar o conhecimento e know-how existente no mercado de hospitalidade para favorecer a atuação profissional no âmbito do lar;
Compatibilizar o cuidado da pessoa com modos e meios sustentáveis e contemporâneos, respeitando o estilo e os valores positivos de cada família;
Oferecer os meios para o autodesenvolvimento pessoal e de equipes, tornando o ambiente de trabalho familiar um lugar de desenvolvimento profissional autêntico e contínuo.
Potencializar a preparação profissional de quem executa e dirige o trabalho doméstico para favorecer, fortalecer e proteger o desenvolvimento harmônico da pessoa no âmbito familiar, e a partir dele, na sociedade.
Profissionalizar o cuidado no âmbito familiar.
Oferecer cursos e programas que marquem uma trajetória profissional de crescimento em competências técnicas e interpessoais, gerando transformação e sustentabilidade, despertando para a formação contínua, e colocando o cuidado da pessoa em primeiro plano.
Colaboração | Confiança | Excelência | Iniciativa
Lealdade | Otimismo | Serviço
O IEPS possui uma parceria com o CEICID, Centro de Estudos e Investigação em Ciências Domésticas (Espanha), instituição com mais de 50 anos e que dá suporte profissional para o cuidado da família e em coletividades em todos os continentes, nos âmbitos técnico, de gestão e direção do trabalho.
Desenvolvimento de projetos
Desenvolvimento de competências
Tutora Foco